sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

3%

Você está em Santos, sabia? Vive gente ali
Três por cento da população de Santos (cerca de 15 mil de seus 420 mil habitantes) ainda não sabem o que é Poder Público. A Administração da cidade não chegou até esses moradores de cortiços, favelas, barracos e palafitas.

Só por isso, o Governo santista não passa no meu teste particular de popularidade. Eu, sozinho, represento 0,00024% dos habitantes. E, assim, tão individual, não sou ninguém, a não ser eu mesmo.

Mas sei de algo importante: não sou o único entre os que desaprovam o trabalho da Prefeitura. O Município tem uma gestão cosmética, preocupada no embelezamento de ruas, praças, bondes, velhos prédios “históricos” e dos mundialmente recordistas 5.335 metros do jardim da orla.

Em Santos, porém, chove de vez em quando. A chuva faz alagar cada vez mais. É impossível entrar e sair da cidade pela Zona Noroeste em dias de temporal. Também nessa região, as casas (mesmo as dignamente construídas, não apenas as de papelão ou madeirite) se enchem de água.

Santistas seguem morrendo de leptospirose, tuberculose, virose, aids, dengue. Santistas ainda perdem o pouco que têm pela ação do fogo ou da água. Santistas não têm acesso correto à saúde pública. Santistas estão há 20 anos em listas de espera por moradias populares que nunca chegam.

Ou vêm com atraso, porque a caixa d'água caiu nos prédios recém-construídos e adiou a entrega dos apartamentos (Vila Pelé 2, no Rádio Clube). E, quando finalmente acontece, prova-se sua má qualidade, com infiltrações, goteiras e alagamentos dentro de imóveis que mal ficaram prontos.

Ou, quando as moradias vierem, será longe de onde estão. Cerca de 1.100 famílias que hoje ocupam irregularmente regiões perto de mangues serão transferidas, sabe-se lá quando, para um conjunto habitacional a ser erguido na Cidade Náutica. Para São Vicente. Serão 4.500 santistas a menos.

Eu consigo me virar sem os serviços básicos da Prefeitura. A maioria dos cidadãos daqui consegue: tem emprego, pensão, aposentadoria, plano de saúde, casa para morar.

Mas eu também me importo com os 3% que faltam. E o governo?

2 comentários:

Andrea Rifer disse...

Oi Rafa! Não se sinta sozinho na sua indignação. Eu também faço parte dos que não se conformam com o fato de o Poder Público não alcançar 3% da população. É claro que não somos maioria. Mas existimos, sim. E não estamos satisfeitos com essa situação.
Para quem já faz parte deste grupo e até mesmo para os que não aderiram, recomendo a série de reportagens que a Record está fazendo nesta semana. Chamada de Vizinhos do Crime e comandada por Ana Paula Padrão, a série está mostrando um retrato da Cidade que a maioria desconhece, mas que é real. Sim, bem-vindos a Santos!

17/01 - Tetéu - http://noticias.r7.com/videos/veja-na-primeira-reportagem-da-serie-vizinho-do-crime-como-bandidos-se-relacionam-com-a-comunidade/idmedia/73a2dedb46fff4f5239688738454c13f.html

18/01 - Vila Gilda - http://noticias.r7.com/videos/nas-comunidades-dominadas-pelo-trafico-criancas-crescem-convivendo-com-drogas-e-armas/idmedia/6f08f59974c9b4c9a728569c1f875f0f-1.html

19/01 - Vila Gilda - http://noticias.r7.com/videos/conheca-as-casas-de-palafita-da-comunidade-da-vila-gilda-em-santos-sp-/idmedia/7f5049e8454308baebe48a18a10969e1.html

20/01 - Vila Gilda - http://noticias.r7.com/videos/serie-do-jornal-da-record-mostra-historia-de-jovem-que-conseguiu-sair-do-mundo-do-crime/idmedia/0fb7edec1118a0af14d331ac6f994c29-1.html

Luciana disse...

Sei não Rafael...só na previsão de recursos de convênios com o Governo Federal, do PAC para favela do Dique da Vila Gilda seriam beneficiadas 2.219 FAMILIAS...favela do Jardim Sâo Manoel mais 1.620 FAMILIAS...se ainda fomos somar os cortiços e algumas áreas dos Morros!
Acho que a preocupação vai além dos 3%, principalmente com tantos projetos empacados!