segunda-feira, 13 de junho de 2011

Região Metropolitana do Ioiô

Na primeira lição de Geografia Local deste blog, em 2 de fevereiro, aprendemos que Santos é a Cidade da Carochinha. Agora, em nossa segunda aula, teremos uma dimensão mais abrangente da metrópole onde está inserida. Conheceremos a Região do Ioiô -- a Baixada Santista.

Ioiô, como sabiam as crianças até a geração passada, é um brinquedo circular, cujo barbante que o prende deve ser amarrado em um ou mais dedos e que se joga de cima para baixo. As duas finalidades mais recorrentes são as de fazê-lo ir e voltar o maior número de vezes ou mantê-lo para baixo o maior tempo possível. Esta última prática requer habilidade: nem todo jogador de ioiô consegue desenvolvê-la.

Daí se conclui que o Governo do Estado é extremamente hábil. Em 21 de fevereiro de 2008, em entrevista ao 'Jornal da Tribuna - 1ª Edição', à qual estive presente, o então governador, José Serra (PSDB), anunciou a construção de um túnel submarino entre Santos e Guarujá.

E a ideia, tão comentada desde o fim dos anos 1940 e por causa da qual o ioiô balançou com mais ou menos frequência nas décadas seguintes, voltou às manchetes. Serra jogou o brinquedo para baixo (numa analogia nada genial com a proposta do túnel, reconheço).

Assim ficou até que, subitamente, o Estado trouxe o ioiô de volta para cima. Afinal, nada de túnel, uma obra cara demais: teríamos, sim, uma ponte entre Santos e Guarujá. Sairia mais em conta e poderia substituir o "arcaico" sistema de balsas de uma cidade a outra, nas palavras de Serra.

O então governador trouxe a maquete de uma ponte durante visita a Santos, no primeiro trimestre de 2009. Ioiô para baixo. Nesse meio-tempo, falou quem deveria ter sido consultada antes de qualquer divulgação: a Codesp, autoridade federal que administra o Porto de Santos. Inclusive, no trecho de mar por onde passaria a ponte.

Desde então, a Companhia Docas vetou a ideia. Afinal, numa pergunta óbvia, por onde passariam os cada vez mais altos e profundos navios que só dispõem de um canal de navegação para entrar e sair do Porto?

Janeiro de 2011 (2011!): o novo Governo Estadual (de um velho governador, Geraldo Alckmin, PSDB) deu pistas de que a obra da ponte estaria 'congelada'. Não há dinheiro reservado no orçamento para este ano. Tentando negar o fato, o secretário estadual dos Transportes, Saulo de Castro Abreu filho, declarou que "a ponte é uma obra prometida, mas não, comprometida". Ioiô para cima...

E, hoje, aparece esta manchete no jornal 'A Tribuna', de Santos: "Estado já descarta ponte. Agora é túnel".

Extraoficialmente, pois as informações não têm confirmação formal, o ioiô voltou para baixo. O que não satisfez a todos: enquanto o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), não deseja uma ligação seca a partir da Ponta da Praia (prefere vê-la entre Saboó e Ilha Barnabé, por causa do tráfego de caminhões no Porto), sua correligionária, a prefeita de Guarujá e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região do Ioiô (Condesb), Maria Antonieta de Brito, também quer algo que ligue os dois municípios.

Por quê? Porque "o Estado, quando quer, faz".

Para onde irá o ioiô, Iaiá?

3 comentários:

Nando disse...

Provérbiozinho árabe: na primeira vez em que me enganares, a culpa será tua; na segunda vez, a culpa será minha.

Flávio Leal disse...

E o mais chato disso tudo é que a tal "ponte" ficou em exposição no maior shopping da cidade, despertando a curiosidade de todos os passantes. Só quem era vacinado dava gargalhadas quando via a tal maquete. Serra teve votação expressiva por aqui com a sua obra de resina . . . Seria o caso de puní-lo, juntamente com os seus partidários e promotores de imagem que tão bem, conhecemos?

WAA - Wagner de Alcântara Aragão - Waguinho disse...

Sobre o VLT... silêncio absoluto por parte do Governo do Estado, não? Sugiro às lideranças santistas deixarem a EMTU pra lá e buscar a implementação do projeto via CBTU.