terça-feira, 19 de junho de 2012

Amigos, não. São só negócios

Tá legal, vocês me convenceram. "Ideologia", só na música do finado Cazuza.

Por um minuto e 35 segundos a mais na propaganda eleitoral de rádio e TV do pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, jogaram-se na lata de lixo da história diferenças (que muitos achavam existir) políticas, morais e éticas.



No fim dos anos 1970 e no começo dos 1980, últimos anos da ditadura militar, Lula comandou greves no ABC Paulista. Foi preso por isso. Quem era o governador, maior responsável pela prisão? Paulo Maluf.

Com o aperto de mãos que você viu há pouco, dado nesta segunda-feira (18/6), tanto quem apoiou quanto criticou o regime ganhou o argumento que faltava para dizer que "é tudo a mesma coisa".

Que a população xingue e esperneie, tudo bem. Tem razão. Mas, politicamente, não dá mais para se escorar em ninguém. O PSDB, neste momento favorito na disputa, sonhava com o apoio malufista à futura campanha do pré-candidato José Serra.

Contudo, vamos viajar do Planalto ao Litoral e nos remeter só um pouquinho a Santos. Veja aí, de uma foto retirada da rede social Facebook, quem também participou do encontro, na casa de Maluf, no Jardim Europa:


O cidadão que está prestes a também apertar a mão do ex-presidente é o deputado federal Beto Mansur (PP), ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Santos.

Por toda a vida, Mansur reclamou do fato de o PP integrar a base de apoio a Lula, nos oito anos em que este foi presidente da República. O parlamentar era a encarnação do 'anti-petismo' no Congresso.

O ex-prefeito tem lá sua cota de gratidão com o PT. O braço direito de Mansur, Júlio Eduardo dos Santos, assumiu recentemente o cargo de secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana. É subordinado ao Ministério das Cidades, uma fatia do PP no Governo desde os tempos de Lula.

Não se admire se um dia, talvez muito em breve, Beto Mansur e a ex-prefeita Telma de Souza, deputada estadual que tenta voltar ao Paço Municipal de Santos pelo PT, estiverem unidos também. Não estou afirmando nem cravando nada. É que Santos pode ter uma eleição em dois turnos.

Seja em qualquer cidade, não há união política, justa ou estranha, que mude cenários como este, retratado pelo jornalista Bruno Guedes na favela de Santa Cruz dos Navegantes, a antiga Pouca Farinha, em Guarujá.


Porque a sobrevivência que interessa à classe política é a dela própria.

E você, vai votar em quem?

Um comentário:

Nando disse...

Lula e Maluf juntos ñ surpreendem: são pragmáticos, sempre foram. Surpresa é a constatação que acabo de fazer: na foto, Mansur é, até o momento, o mais coerente.