quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Conhecidos que desconhecemos

A homenagem publicada em 'A Tribuna' nesta quinta-feira (18) para Evêncio da Quinta, o Zêgo, morto há 25 anos, mostra um homem. Seria uma conclusão muito simples se, um quarto de século depois da partida dele, não vivêssemos um tempo em que mal nos conhecemos – e, ainda menos, nos reconhecemos em qualidades que levaram à lembrança desse jornalista após uma geração.

Pouco sabemos de nós e dos outros, hoje. É uma época em que a multifunção jornalística e a necessidade de cumprir horários, com equipes muito menores que as do passado, quase que impede profissionais de ver, uns nos outros, uma espécie de referência, alguém em quem se espelhar. Claro que jornalistas assim ainda existem. Mas não nos vemos por escassez de tudo.

Paramos para conversar? Discutimos com profundidade? Temos conhecimento ou reproduzimos, superficialmente, o que lemos de passagem e compartilhamos de maneira frenética sem pensar em consequências? Pensar, aí é que está: que veículos de comunicação estamos produzindo para o público? Mas essa é pergunta para outro momento, pois o que está em questão, agora, é a gente.

Que homens e mulheres somos? Que se fez de nós? Que fizemos de nós em relação aos colegas e a nós mesmos?

Quem nos serve de espelho? Em quem queremos nos refletir? Sem pretensão de posteridade – porque dá a impressão da busca pela fama, ainda que após a vida; algo ridículo para quem estiver morto e de nada deverá saber –, que dirão de nós 25 anos depois do fim de nosso prazo de validade neste mundo? Melhor indagando: estaremos na memória de alguém em um período tão distante?

Não devo dizer que “feliz era o Zêgo” por ser lembrado. Sem jamais tê-lo visto, arrisco dizer que ele preferiria estar vivo e saudável, em vez de ter morrido de câncer com apenas 57 anos. Mas me parece que, quanto mais vivemos (ou maior é essa expectativa de vida), mais nos arrastamos num limbo cujo maior objetivo é sobreviver, meramente. E entre “conhecidos” que desconhecemos.

Nenhum comentário: