terça-feira, 12 de maio de 2009

Turismo, Copa e Baixada

Apesar de não se falar tanto em crise financeira ultimamente, já que a gripe suína tem dominado o noticiário, o ministro do Turismo, Luiz Barretto (foto), afirma ter um antídoto — para melhorar a situação econômica, não para curar a doença: preparar o Brasil para receber visitantes.


Barretto esteve na Baixada Santista nesta segunda-feira. Numa rápida coletiva às margens do Rio Cubatão, onde passeou de lancha para conhecer o mangue e viu guarás-vermelhos (de cor tão viva que facilmente se destacam na paisagem), afirmou que a região tem tudo para sair ganhando. Ouça:



Mas, para que as cidades locais estejam adaptadas para receber as pessoas esperadas, será preciso treinar e qualificar profissionais. E algo ganha importância para os próximos anos: a Copa do Mundo de 2014. Pouco antes, Santos poderá hospedar uma seleção de futebol:



O Ministério do Turismo pretende deixar o País pronto para a Copa com um trabalho técnico sobre o potencial turístico de cidades brasileiras. Segundo Luiz Barretto, o estudo será feito pela Fundação Getúlio Vargas e deverá incluir as cidades de Santos, São Vicente e Guarujá:



Cubatão, primeira cidade da Baixada pela qual o ministro passou — as outras foram Santos e São Vicente —, não fará parte do estudo. Briga, porém, para ser reconhecida como estância turística.


Um projeto para tanto, de autoria do deputado estadual Luciano Batista (PSB), tramita na Assembleia Legislativa. Para a prefeita cubatense, Marcia Rosa (PT), não tem por que não ser aprovado:



Você também acha?

Nenhum comentário: