quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ponha-se no lugar dele

Não pagou pensão alimentícia? Que seja punido. Mas isso e suas consequências são problemas particulares. O problema é que, quando o sujeito é ou já foi celebridade, deixa de ter vida própria: é como se também fosse dos outros.

Graças a quem? Aquele(a) que respondeu "mídia" ou "Imprensa" acaba de ganhar um doce virtual. A seguir, um artigo que escrevi, publicado nesta semana no Observatório da Imprensa:

* * * * * * * * *

JORNALISMO FOFOQUEIRO

A pisada de bola de Romário

Por Rafael Motta em 21/7/2009

Sim, havia motivo para que fosse preso: deixou de pagar pensão alimentícia à ex-mulher, com quem constituiu família. E 89,6 mil reais são uma bolada. Mas penso que a situação constrangedora pela qual o ex-jogador de futebol Romário passou na última semana é um problema exclusivamente dele. De que isso interessa aos outros?

Na dúvida, um batalhão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas se acotovelou na delegacia onde Romário pernoitou. Enquanto estava detido, jornalistas fizeram o de sempre: procuraram saber onde foi encarcerado, em quais condições, se comeu, se dormiu e que visitas recebeu em sua passagem por trás das grades.

Casos assim me fazem lembrar a diferença que se diz existir entre assunto de interesse público (o que as pessoas precisam saber e, supostamente, dá pouca audiência) e assunto de interesse do público (aquilo que, na teoria, as pessoas querem saber e, por isso, vende mais).

Sorriso enigmático


À medida que cresce a concorrência digital com o jornalismo ao qual nos acostumamos, mais me incomoda ver a mídia se esforçar tanto para futricar sobre a vida alheia (mesmo se tomando como verdadeiro o que se contou a respeito do Baixinho) e menospreze seu papel de fiscalizar temas que poderiam levar a perguntas mais profundas, em casa e na rua, do que "E o Romário, hein?"

Talvez o enigmático sorriso que Romário dirigiu aos jornalistas ao deixar a carceragem tenha este significado: o de que a imprensa tem muito mais com o que se preocupar – e nem sempre se ocupa disso como deveria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com toda certeza a vida pessoal do Romário, não vai acrescentar nada a minha ou de qualquer outro mortal a não ser os diretamente envolvidos, filhos(as) e a ex- esposa fora estas pessoas a mais ninguem, acredito que devão existir outros assuntos muito mais importantes para a sociedade, contudo parece que o ser humano prima por cuidar mais da vida dos outros esquecendo os seus próprios problemas, temos tempo para reaprender o que realmente é importante para toda a sociedade
e eu espero que a mídia consiga , trazer e apresentar os grandes problemas, temas e tudo aquilo a que ela dever dar tanta importância
espero poder ver tudo isto acontecer, quando só DEUS SABE