segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Museu Pelé: que fim levou?

A Prefeitura de Santos está muito quieta em relação ao projeto do museu que erguerá em homenagem a Pelé, o Atleta do Século. Aliás, do século passado, época desde a qual se discute a construção de um empreendimento do tipo.


Pode ser que a crise financeira internacional tenha feito a Administração frear seu ímpeto. Chegou-se, com pompa, ao primeiro milhão de reais para as obras, captados do empresariado. Até se alcançarem os mais de 20 milhões necessários...


Enquanto a obtenção do dinheiro demora (o que acho, até, saudável; há muita coisa mais importante na cidade para se cuidar), o lugar que, dois anos atrás, foi escolhido para o Museu Pelé vai caindo aos pedaços. Neste domingo, o vento derrubou mais uma parte do que sobrou das ruínas do velhíssimo Casarão do Valongo, que, entre os séculos 19 e 20, abrigou o Paço Municipal e a Câmara.


É preocupante que um imóvel, apesar de bastante deteriorado, não resista a ventos pouco superiores a 50 quilômetros por hora. Com o ar nessa velocidade, eu consigo ficar em pé. O casarão não. Historicamente tombado, o prédio está, na verdade, tombando à ação da natureza.


E criam-se problemas nas proximidades: uma haste de sustentação da fachada caiu num poste de energia, deixou o bairro sem eletricidade, interrompeu o passeio do bonde turístico...


Quanto mais a obra do Museu Pelé for adiada, mais cara ficará. É bom lembrar, como foi escrito logo no começo, que o ex-jogador foi o Atleta do Século passado. Quando nasceram os jogadores que estão se profissionalizando agora, Edson Arantes do Nascimento já tinha abandonado os gramados fazia 15 anos. Não há memória que resista à lentidão dos que dizem pretender valorizar, numa obra, os feitos de Pelé.

3 comentários:

Luigi Di Vaio disse...

Prezado Rafa, li na coluna Dia a Dia (não sei se vc conhece) de A Tribuna, no mês passado, um questionamento do (esse vc conhece) advogado Silvio de Barros Pinheiro sobre o Museu. Questionava ele: Que fim deu?
Publicada a nota, nada de resposta da Administração Municipal.
Abs
e boas férias

Rafael Motta disse...

O silêncio da Prefeitura me parece bem eloquente. Sobre essa tal coluna, eu, às vezes, leio. É legalzinha... Abraço.

Luiz Otero disse...

Isso tá parecendo mais um caso de novela sem fim, como tantas outras que a região registra. Só prá lembrar alguns exemplos: Parque da Xuxa em Itanahém, Parque da Mônica em Praia Grande, Hospital na ÁRea Continental de São Vicente. etc...Oxalá eu esteja errado nessa comparação