Já não é mais notícia: nove das dez empresas campeãs em número de queixas no Cidoc (equivalente ao Procon), em Santos, são dos segmentos de telefonia fixa e celular. Divulgado no Diário Oficial do Município na quinta-feira (6/8), o cadastro anual do órgão mostra que, em 2008, elas responderam por quase 40% das reclamações.
Haverá notícia no dia em que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade reguladora das atividades no setor, adotar duras medidas contra essas empresas. Não dá para aceitar a justificativa dada pelas telefônicas — a de que são alvo de grande número de queixas por terem muito mais clientes do que outros serviços.
Se a Anatel estivesse nos calcanhares dessas empresas, elas fariam tudo o que se espera delas: que respondam corretamente às dúvidas dos clientes, não lhes cobrem em dobro por serviços prestados apenas uma vez e aceitem passivamente, como manda a lei e para preservação da concorrência, que seus usuários mudem de operadora quando desejarem.
Mas, entre as ‘dez mais’ em quantidade de reclamações no Cidoc, faltou dizer qual é a outra. Trata-se um banco (ah, os bancos...).
Por que os segmentos econômicos mais lucrativos são aqueles que mais irritam seus consumidores?
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As campeãs de queixas no Cidoc em 2008
Empresa | Total de reclamações | Não atendidas |
Telefônica | 130 | 23 |
Nokia do Brasil | 60 | 11 |
Embratel | 49 | 24 |
Banco Itaú Administradora | 42 | 20 |
Claro – Tess S/A | 37 | 22 |
LG Electronics | 27 | 5 |
Motorola Industrial Ltda. | 26 | 6 |
Sony Ericsson | 23 | 3 |
Vivo – Telesp Celular | 23 | 14 |
Tim Celular S/A | 22 | 14 |
Total de queixas - telefonia | 397 | 122 |
Total geral de queixas | 1.048 | 513 |
Um comentário:
Só podemos definir isso com uma palavra: vergonha. SE a Anatel tivesse um pingo disso, dificilmente veríamos o escândalo dessas reclamações
abs do colega Luiz Otero
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