sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Telefônicas afrontam o consumidor

Já não é mais notícia: nove das dez empresas campeãs em número de queixas no Cidoc (equivalente ao Procon), em Santos, são dos segmentos de telefonia fixa e celular. Divulgado no Diário Oficial do Município na quinta-feira (6/8), o cadastro anual do órgão mostra que, em 2008, elas responderam por quase 40% das reclamações.


Haverá notícia no dia em que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade reguladora das atividades no setor, adotar duras medidas contra essas empresas. Não dá para aceitar a justificativa dada pelas telefônicas — a de que são alvo de grande número de queixas por terem muito mais clientes do que outros serviços.


Se a Anatel estivesse nos calcanhares dessas empresas, elas fariam tudo o que se espera delas: que respondam corretamente às dúvidas dos clientes, não lhes cobrem em dobro por serviços prestados apenas uma vez e aceitem passivamente, como manda a lei e para preservação da concorrência, que seus usuários mudem de operadora quando desejarem.


Mas, entre as ‘dez mais’ em quantidade de reclamações no Cidoc, faltou dizer qual é a outra. Trata-se um banco (ah, os bancos...).


Por que os segmentos econômicos mais lucrativos são aqueles que mais irritam seus consumidores?


* * * * * * * * * *


As campeãs de queixas no Cidoc em 2008


Empresa

Total de reclamações

Não atendidas

Telefônica

130

23

Nokia do Brasil

60

11

Embratel

49

24

Banco Itaú Administradora

42

20

Claro – Tess S/A

37

22

LG Electronics

27

5

Motorola Industrial Ltda.

26

6

Sony Ericsson

23

3

Vivo – Telesp Celular

23

14

Tim Celular S/A

22

14

Total de queixas - telefonia

397

122

Total geral de queixas

1.048

513


Um comentário:

Anônimo disse...

Só podemos definir isso com uma palavra: vergonha. SE a Anatel tivesse um pingo disso, dificilmente veríamos o escândalo dessas reclamações
abs do colega Luiz Otero