sexta-feira, 9 de julho de 2010

Jornalista: faça parte da História

O jornalista Manuel Alves Fernandes, veterano repórter da Sucursal de Cubatão do jornal 'A Tribuna', costuma dizer que "todo mundo tem história". Cada um de nós tem algo a contar sobre si. Faz, individualmente e de algum modo, parte da história deste grande coletivo que é o mundo.

Em termos práticos: peço a ajuda de colegas jornalistas para mostrar que existimos. Trabalhamos. Somos. Estamos na História. Ajudamos a construí-la.

Vou explicar melhor. O falecido jornalista Olao Rodrigues (1907-1981), que por 46 anos trabalhou em 'A Tribuna', é autor do livro 'História da Imprensa de Santos'. Foi editado em 1979. E, ao que parece, é a última publicação a mencionar jornalistas locais do passado e profissionais então em atividade. Que, só por isso, ficaram na História.

Você, colega de profissão que está aqui pela Baixada Santista, não se acanhe: mande um resumo de sua 'vida jornalística'. Quem é, quando e onde nasceu, onde já trabalhou, em que veículo está, se já ganhou prêmios, quais trabalhos considera mais importantes em sua vida profissional, as fotos, imagens e lembranças que você tem de tudo isso.

Todas essas informações podem constar ("podem" porque ainda estou pensando no que fazer) de um grande e detalhado catálogo sobre jornalistas da Baixada. Um tópico deste blog, uma nova página na Internet, uma seção na Wikipédia.

Para começarmos, meu e-mail é rmotta.jor@gmail.com . Se quiser, deixe sugestões aqui mesmo. Obrigado por tudo.

3 comentários:

Flávia Saad disse...

Rafa, com certeza vou participar. Tentarei aproveitar o final de semana para organizar ideias e escrever um texto.
bjs

Andrea Rifer disse...

Vc é mesmo um "femônemo" (mais de fenômeno).

Simone Queirós disse...

Conte comigo! Vindo de você é garantia de um ótimo trabalho, seja lá o que você decida fazer!! Abçs