"O presidente americano, Barack Obama, deu o exemplo e tomou o esperado banho nas águas do litoral do Golfo do México para demonstrar que não estão poluídas e que as praias estão prontas para receber turistas.
"O presidente viajou na manhã de sábado, 14, junto com sua esposa Michelle e sua filha mais nova Sasha, para a localidade de Panama City (Flórida) para passar o fim de semana e promover o turismo local.
"Obama se banhou com sua filha na praia do hotel onde estão hospedados e, para que não haja dúvidas, a Casa Branca postou no portal Flickr a fotografia".
O Golfo do México é, ainda, o cenário do pior desastre ambiental da história norte-americana: o vazamento, no mar, de sabe-se lá quantos milhões de litros de petróleo de uma plataforma da companhia British Petroleum (BP).
Na hora, me lembrei do ex-prefeito santista Oswaldo Justo (1984-1988). Para provar que as praias da cidade não estavam contaminadas por dejetos, ao menos tanto quanto se dizia, muniu-se de um calção e mergulhou. Na volta, fez graça: "Viram? Não morri".
A 'demonstração' de Justo faz uns 25 anos. Até hoje, vez por outra, as praias de Santos estão impróprias para banho.
Uns cocozinhos aparentemente inofensivos, reunidos e concentrados, podem matar um banhista que engula a água afetada. É de se imaginar o tamanho do estrago ambiental que representará, por muito tempo, um derramamento sem limites de óleo na natureza.
Um comentário:
Seria legal, agora, uma praga de ratos nos EUA. Se o Obama seguir a cartilha do Justo, a solução do problema vai ser sensacional...
Postar um comentário