O jornal 'Folha de S. Paulo' lançou, neste domingo (25/9), o 'Folhaleaks'. É uma adaptação do 'Wikileaks' (e este, da 'Wikipédia'), de Julian Assange, que se notabilizou por vazamentos ('leaks', em inglês) de informações oficiais sob sigilo e provocou constrangimentos internacionais -- a si próprio, inclusive.
Obviamente, a 'Folha' propagandeou sua iniciativa, a de receber informações de fontes anônimas e não remuneradas, com o compromisso de só publicar seu conteúdo após verificar as informações.
Na seção de comentários da notícia no 'Folha.com', o mais votado e, por isso, o primeiro a ser visto quando se clica na matéria, foi o de um leitor que se identificou como Eduan Lenine Neves. Ele escreveu:
"Que bom, tenho alguns documentos que comprovam o envolvimento da folh@ com a ditadur@".
Brincadeira ou não, aludiu a um fato citado, por exemplo, no 'Conversa Afiada', site do jornalista Paulo Henrique Amorim, de que o jornal emprestou carros para o transporte de pessoas detidas no regime militar.
Pois o texto foi removido da lista. Isso, mesmo com a ressalva, feita pela 'Folha.com' depois de cada uma das postagens dos leitores, de que "o comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem".
Neves reagiu. Criou outra conta para postar comentários no site, denunciou a censura na nova postagem e repetiu as declarações. No dia seguinte, era, novamente, o mais votado pelos leitores. E acrescentou:
"Vai falar que isso não é ditadur@ da imprensa?".
Só por isso, a proposta da 'Folha' fica abalada. Como crer que toda informação relevante e confirmada vá virar reportagem?
Um comentário:
Olá, gostei do texto e como é um blogueiro da Baixada Santista, venho te convidar a participar do I Encontro de Blogueiros Progressistas da Baixada Santista.
O Encontro vai ser realizado no dia 08 de outubro na Universidade Santa Cecília em Santos, confira programação neste link: http://encontrosp.blogspot.com/2011/09/i-encontro-de-blogueiros-progressistas.html
Se precisar de detalhes, me envie um email: katytasv@gmail.com
Abraços,
Kátia
Postar um comentário