segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quanto riso! Quanta alegria!

Faz uns 30 anos que prometem esta joia: a Rodovia Parelheiros-Itanhaém, uma opção ao Sistema Anchieta-Imigrantes para ligar Capital e Litoral.

E, nesta segunda-feira (17/10), a 'Folha de S. Paulo' traz reportagem intitulada "Governo estuda criar 'nova' Imigrantes". Extensão média de 15 quilômetros, custo estimado em R$ 648 milhões. Para "dar suporte à exploração de petróleo e gás". Mais essa...

Bem, no último parágrafo do resumo veiculado na internet, informa-se que, "com a nova concessão, haveria pedágios -- ainda sem valor definido -- na nova rodovia e no trecho da Padre Manoel da Nóbrega, entre Mongaguá e Peruíbe".

Grifei o último trecho porque, em 28 de agosto de 2009, o então governador, José Serra (PSDB), esteve na Baixada Santista. Foi confrontado com a informação segundo a qual a Manoel da Nóbrega poderia ter duas praças de pedágio logo que fosse concedida à iniciativa privada.

"Eu não conheço (a informação). O sujeito vai lá, pega um negócio qualquer, faz uma matéria e diz que foi o Governo quem decidiu. Para quê? Para que gente como você (o repórter) pergunte e fique alimentando uma fantasia", respondeu Serra, na ocasião.

Pois a Parelheiros-Itanhaém tem jeitão de fantasia -- igualzinho ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao túnel entre Santos e Guarujá (ou entre as duas margens do estuário), ao bilhete único metropolitano no transporte coletivo...

Para nós, os "mais de mil palhaços no salão" que vivemos na Cidade da Carochinha, é uma folia sem fim.

2 comentários:

Tadeu Ferreira Jr. disse...

Pois é, Rafamotta. A declaração do nosso amigo Serra foi feita a mim (um dos mais de mil palhaços deste salão...), na inauguração de um conjunto habitacional em Itanhaém. Agora a gente já sabe a que fantasia o ex-governador se referia. Vai faltar nariz vermelho para tanta gente...

Anônimo disse...

E alguem aí se lembra do então governador Mário Covas prometendo duplicar a Manoel da Nóbrega entre Peruíbe e a BR-116? Diziam os tucanos que essa seria a "Estrada do Mercosul". E as excursões liderados pelo Edmur Mesquita à Europa para decobrir como eliminar os cortiços? Quantos cortiços foram, de fato, transformados em residências dignas? Quanto a Parelheiros, sábios eram os índios, que já utilizavam esse caminho para chegar ao Litoral antes mesmo da vinda dos portugueses. Porém, há que se levar em consideração o que dizia o saudoso Ernesto Zwarg, que temia pelo fluxo exagerado de "farofeiros" durante o verão, com todos os préjuízos que isso poderia representar a uma cidade com infraestrutura do século 17 como é Itanhaém...
Nilson Regalado