terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Caminho livre para Mansur

Duas coisas em que é difícil acreditar, mas ainda existem: cor partidária e coincidências.

O PT santista está em polvorosa (lembra-se dessa expressão?) porque o quarto suplente da coligação PT/PT do B na eleição de 2008, Arnaldo Corrêa Neto, assumiu o cargo nesta segunda-feira, 6/2. E, no primeiro dia de vida parlamentar, cometeu nada mais, nada menos do que a proeza de votar favoravelmente ao arqui-inimigo do partido na cidade, o ex-prefeito Beto Mansur (PP).

Por 13 votos a quatro, a Câmara rejeitou um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendando a reprovação das contas de Mansur em 2003, penúltimo ano de seu segundo mandato. Era o resultado de que ele precisava para disputar a Prefeitura neste ano, um desejo que não reprime mais há tempos.

Por que Corrêa Neto assumiu o cargo? Há várias explicações:

1. O vereador Adilson Júnior (PT), funcionário de Beto Mansur na rádio Cultura, informou ter sofrido um acidente justo nesta segunda-feira. Teria sido atropelado por uma bicicleta em São Vicente. Em tese, ignorava que as contas de Mansur seriam votadas nesse dia, pois o assunto foi incluído de forma inesperada (ao menos, até o meio da tarde de segunda) na ordem do dia pelo presidente da Câmara, Manoel Constantino (PMDB);

2. Reinaldo Martins, primeiro suplente, exerce o mandato desde que Telma de Souza deixou a Câmara para tomar posse como deputada estadual, em 2011;

3. Roselaine Laurino Augusto, a professora Rose, segunda suplente, está trabalhando no gabinete de Martins e não quis assumir a função;

4. O presidente municipal do PT, Cecílio Antônio da Rocha Melo, alegou estar se recuperando de uma cirurgia;

Sobrou para o quarto suplente, Corrêa Neto, que obtivera 504 votos em 2008.

Agora, diante da colaboração decisiva para que Mansur tenha caminho livre para tentar voltar a ser prefeito, a vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT) -- a voz mais forte da oposição ao governo anterior e ao atual -- informou, ainda no plenário, que o presidente do PT pedirá a expulsão de Corrêa Neto do partido.

Talvez seja um trabalho desnecessário. Quem tiver paciência para consultar este link, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), verá que Arnaldo Corrêa Neto não está mais filiado ao PT (a não ser que tenha retornado depois de 19 de outubro do ano passado, data em que a relação disponível foi fechada).

E quem ler este outro, mais simples, descobrirá que o vereador por pelo menos um dia já havia se transferido ao PTB, pelo qual concorreu, sem sucesso, à Assembleia Legislativa em 2010. Também não consta mais da lista de filiados a essa legenda.

Dois toques -- O vereador Valdir Nahora (PSB) também votou em defesa de Mansur. Este tem mandato garantido, ao menos, até o fim de março, quando o titular -- Fábio Alexandre Nunes, o Professor Fabião -- deverá deixar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para, também, disputar a Prefeitura. Nahora, portanto, também atrapalhou seu partido.

Destaque, ainda, para um vereador que passou despercebido no tumulto desta segunda: Odair Gonzalez (PR). Ele também deu voto favorável a Beto Mansur que, em tese, será seu adversário -- Gonzalez já disse que pretende tentar o Executivo. Ou Gonzalez tem apurado senso de justiça ou também sente saudades do ex-prefeito, de quem foi líder na Câmara.

2 comentários:

Alzira Botucão disse...

Ontem ao ver a votação pela TV Legislativa, tive a impressão de assistir a um episódio de "Além da Imaginação", foi surreal, para dizer o mínimo. Desde pauta enfiada na última hora e vereador "atropelado" por bicicleta (será mesmo?), até suplente surpresa que apareceu ninguém sabe de onde.
Se o Ministério Público fosse sério, fechava essa Casa da Mãe Joana!

@waasantista disse...

Que papelão este da Câmara de Santos e, mais ainda, de seus vereadores. Coisa asquerosa, sem qualquer compromisso com o interesse público, decisões tomadas buscando dividendos imediatos e particulares. Enalteçamos as exceções, até para que os que honram seu mandato popular não sejam injustiçados, colocados na mesma panela daqueles que desonram, e aqui vai uma menção à vereadora Cassandra, cuja práxis está comprometida aos ideais, não aos conchavos mesquinhos.