terça-feira, 11 de setembro de 2012

Novas pesquisas vêm aí

O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa) está fazendo quatro pesquisas de intenção de voto para as prefeituras de quatro cidades da região: Santos, São Vicente, Guarujá e Itanhaém, conforme registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas três primeiras, a divulgação dos resultados está prevista para os dias 13 (quinta-feira, Guarujá) e 14 (sexta, Santos e São Vicente). Será feita em primeira mão pela TV Tribuna, visto que esses levantamentos foram contratados pelo Sistema A Tribuna de Comunicação (SAT).

A sondagem em Itanhaém foi solicitada pela Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Branco, que também reúne pescadores artesanais e indígenas -- e cujo presidente tem um filho, Odil Cocozza Vasquez Júnior, responsável pelo Departamento de Agricultura e Pesca da Prefeitura itanhaense.

Consideradas as maiores cidades, estão sendo entrevistados 805 eleitores em Santos (com margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo), 602 em São Vicente e 602 em Guarujá (nestas duas últimas, a margem é de quatro pontos).

Nas três sondagens requisitadas pelo SAT, há simulações de segundo turno. As três cidades visitadas têm mais de 200 mil eleitores e, por isso, a eleição pode não ser resolvida em fase única, caso nenhum dos concorrentes tenha 50% mais um do total de votos válidos (descontados os nulos e em branco). Santos é o único município onde há três simulações:

a) Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) x Telma de Souza (PT);

b) Barbosa x Beto Mansur (PP);

c) Barbosa x Telma (PT).

É possível que o Ibope não tenha considerado um eventual segundo turno entre Barbosa e o candidato governista, Sérgio Aquino (PMDB), por levar em conta as duas sondagens anteriores que fez na cidade. Nelas, o peemedebista estava muito longe de seu concorrente mais próximo, Mansur.

Em São Vicente, o Ibope indaga eleitores sobre um possível segundo turno entre Caio França (PSB) e Luís Cláudio Bili (PP). Em Guarujá, entre a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) e o ex-prefeito Farid Madi (PDT).

De forma paralela, o PSB contratou o instituto Vox Populi para uma pesquisa de intenções de voto à Prefeitura vicentina. Curiosamente, não se faz pergunta sobre a hipótese de segundo turno. Será confiança plena em mais uma vitória socialista, após 16 anos de governos consecutivos na cidade?

Nenhum comentário: