quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Está fácil ou é só impressão?

Aos que levam ao pé da letra as pesquisas de intenção de voto, um resultado surpreendente -- e outro nem tanto -- em Guarujá:

1. Por bem pouco (0,36 ponto percentual, algo como uns 600 votos), Maria Antonieta de Brito (PMDB) não foi reeleita prefeita de Guarujá no dia 7. Ficou com 49,65% dos votos válidos. Precisava de 50% mais um voto para vencer já no primeiro turno. O Ibope dava 43% a 40% para Antonieta na véspera da eleição, quando ficou pela primeira vez em vantagem. Porém, dentro da margem de erro;

2. No primeiro levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) para este segundo turno, Antonieta está com 54,2% dos votos, ante 28,2% do ex-prefeito (2005-2008) Farid Madi (PDT).

3. Em votos válidos (descontados votos nulos, em branco e eleitores indecisos), Antonieta teria praticamente dois terços do eleitorado a seu favor. Farid, menos do que os 35,34% que alcançou no primeiro turno. Tirando a margem de erro, é como se a maioria dos que votaram em outros concorrentes tivesse passado para o lado da prefeita, e o adversário, perdido votos.

É apenas a primeira pesquisa para o segundo turno. Mas, a 11 dias da eleição, parece muito difícil que Farid Madi consiga reverter tamanha diferença.

E há um componente partidário em favor da prefeita: PT e PSDB, adversários nacionais, que governam União e Estado, a apoiam, o que faz parecer mais fácil a abertura de caminhos para uma nova administração dela a partir de 2013.

Na sexta-feira (19), o Ibope deverá divulgar os resultados de seu levantamento. É aguardar.

Nenhum comentário: