quinta-feira, 31 de julho de 2014

Jornalistas: nós e os números

Esta é uma pesquisa que quero fazer com colegas jornalistas: o problema em lidar com números no exercício da profissão e como mudar isso.

Não é uma curiosidade à toa, mas um estudo simples e objetivo que pretendo desenvolver para mostrar como conviver melhor com a Matemática em nossa vida profissional. Um guia, talvez.

Por isso, aí vão cinco perguntas, e peço aos interessados que lhes respondam por e-mail (rmotta.jor@gmail.com). Não identificarei ninguém. Obrigado!

1. A ideia ou a ilusão de que não teria de "fazer contas" no exercício da profissão influenciou sua escolha pelo Jornalismo?
 

2. Quando você cursou a faculdade havia disciplinas relacionadas a pesquisa, economia e/ou estatística? Em caso positivo, diga se essas matérias, a seu ver, foram devidamente exploradas durante o curso.
 

3. Você gosta de fazer reportagens que exijam análise de números, fazer cálculos e em cujo resultado pode estar o lide da notícia? Por quê?
 

4. Considera que, independentemente do meio de veiculação (impresso, eletrônico, digital), reportagens jornalísticas que demandam cálculos deveriam ser mais didáticas? Como?
 

5. Há quanto tempo exerce a profissão?

Nenhum comentário: