segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dilmarinaécio. Nessa ordem, diz Datafolha

E já chegou a pesquisa Datafolha para a Presidência da República, sob a comoção nacional pela morte de Eduardo Campos.

Números: Dilma Rousseff (PT), 36%, e Aécio Neves (PSDB), 20%. No meio deles, empatada tecnicamente com Aécio, Marina Silva (PSB), 21%.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1501910-com-21-no-1-turno-marina-empataria-com-dilma-no-2.shtml

É algo semelhante aos quase 20% que Marina teve nas urnas em 2010. Em fevereiro, no mesmo Datafolha e sob especulações, tinha 17%.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/02/1416499-joaquim-barbosa-e-marina-silva-poderiam-forcar-2-turno.shtml

Desta vez, Marina parece ter ganho votos de indecisos, pois Dilma e Aécio não oscilaram na comparação com o último levantamento.

De forma objetiva, não há como dizer se as intenções de voto em Marina são por seu capital político ou por consternação pela morte de Campos.

O que dá para afirmar é que tanto Dilma quanto Aécio saem prejudicados. Ele mais do que ela, pois corre mais risco de não ir ao segundo turno.

Afinal, vitória de Dilma no primeiro turno, mesmo com Campos no páreo, seria improvável. Um sonho de otimistas (ou pessimistas) exagerados.

Porém, o horário eleitoral começa amanhã. Dilma tem quase o triplo do tempo de TV de Aécio, que dispõe do dobro de tempo do de Marina.

E, de cara, partidários de Dilma e Aécio já desqualificam a nova oponente: retrógrada e moralista, dizem. Mas, no fundo, essa não é a sociedade?

Um comentário:

Nando disse...

Retrógrada, moralista e infantil. Isto se reflete nas urnas. Se PSB e aliados investirem mais no emocional e menos no conteúdo político, Marina tem uma chance. Já o Brasil...