segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Você "merece"? Depende

Meritocracia = domínio ou poder pelo mérito. Palavra que volta e meia aparece quando dizem que é preciso ensinar a pescar sem antes dar o peixe. Mas muitos dos que a dizem têm "méritos" fora do alcance dos comuns, dos menos privilegiados.

Em 1989, eu cursava a quarta série em uma escola particular. Sempre havia sido o melhor aluno da classe. Ao final do primário, quiseram me passar para o terceiro ano, o que minha mãe (uma pedagoga que jamais exerceu a profissão), felizmente, recusou.

Porém, voltando a 89, meu pai tinha perdido o emprego. Eu continuava a ser o mais destacado. Pela meritocracia, seria razão para que me oferecessem continuar lá os estudos, me dando isenção ou bom desconto: bons alunos enaltecem uma escola.

Bem, meu pai, naquele momento, não dispunha do "mérito" de ter salário suficiente para bancar um colégio privado. Não importava o máximo que eu me esforçasse, a facilidade que eu tivesse em aprender. Méritos passam. Fui para a escola pública.

A partir daí, por vários méritos meus, comecei a trabalhar aos 14 anos; paguei três quartos da minha faculdade (pelo outro quarto, obrigado, mãe, que ainda hoje trabalha tanto); nunca, até hoje, me faltou trabalho. Só que meu "merecimento" é limitado.

Porque, neste mundo supostamente meritocrático, vai mais longe quem tem "amigos". Quem tem o "mérito" de nascer em berço rico. Quem tem o "mérito" de se aproximar de algum poder e sempre conseguir um encaixe, a despeito de tantos outros.

Muita gente que passou por bem mais dificuldades do que eu sofre ainda hoje. Nem falo dos favelados e miseráveis: um colega meu, inteligentíssimo, não pôde acabar o curso. Tem emprego, mas, nas horas vagas, entrega gelo num carrinho de mão.

E há tantos, tantos outros que são competentes, mestres, exímios profissionais, pessoas cujo caráter é um alívio. Só que a competência, para alguns "meritocratas", não é mérito. Às vezes, um fardo. "Ih, esse cara quer trabalhar. Não mexa ali, não".

Se você não tem padrinhos, esforce-se muito. Estude. Faça o que puder para melhorar. Você, sim, precisa trabalhar, com todos os significados laboriosos que esse verbo carrega. E, ainda assim, alguém com "mérito" pode chegar na sua frente.

Nenhum comentário: