Livro: 'Tarquínio - Começar de Novo'

Livro sobre Esmeraldo Tarquínio já está à venda



'Tarquínio – Começar de Novo’, escrito por Rafael Motta, aborda a trajetória pessoal e política do único negro eleito prefeito em Santos (SP), cassado pela ditadura antes da posse


Santos (SP), cidade que abriga o maior porto da América Latina, sempre foi um dos mais importantes municípios brasileiros. Mas, antes e depois do Golpe de 1964, era vista pelo governo como fonte de “subversão” por causa da organização e da consciência política e trabalhista de seus habitantes.


Quando militares, com apoio civil, tomaram o poder, uma das vozes que ecoavam da Baixada Santista contra o novo regime era a de uma figura única em seu tempo: Esmeraldo Tarquínio (1927-1982), um homem negro, de ideias socialistas, então deputado estadual. Seu objetivo era se tornar prefeito de Santos e resgatá-la das negativas consequências econômicas que lhe causou a ditadura, como represália, logo que se instaurou no País.

Produzido após um ano e dois meses de pesquisas e entrevistas, o livro ‘Tarquínio - Começar de Novo’ (Editora Leopoldianum, 240 páginas), de autoria do jornalista Rafael Motta, relata a trajetória desse personagem e a permeia com acontecimentos históricos, sociais e políticos de Santos, do Estado e do Brasil entre as décadas de 1910 e 1990, antes do nascimento e depois da morte de Tarquínio.

O lançamento ocorreu em 27/11/2012, às 18 horas, no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, no Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos (Praça Mauá, s/nº, Centro). Cada exemplar custa R$ 40,00.

O personagem – Esmeraldo Tarquínio foi o político regional de origem popular mais importante da história política santista no século 20. Nascido em 1927, em São Vicente, perdeu o pai aos 7 anos e começou a trabalhar aos 8. 

Adolescente, despontou como cantor de músicas norte-americanas em uma orquestra; foi um modo de sobrevivência paralelo ao trabalho como despachante aduaneiro e, já adulto, enquanto advogado nesse segmento.

O início da carreira política própria foi uma evolução natural de quase 15 anos de militância, com destaque especial para o apoio permanente a Jânio Quadros – prefeito de São Paulo e, por oito meses, num tumultuado mandato, presidente da República. Tarquínio foi o candidato a vereador mais votado em seu partido, em 1959, e, três anos depois, conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O Golpe de 1964 e a postura oposicionista de Tarquínio lhe trouxeram problemas. Eleito em 1968 o primeiro e único prefeito negro da história de Santos, foi cassado um mês antes de tomar posse. E teve seus direitos políticos suspensos até 1979 – o que o transformaria no símbolo da luta para a recuperação de um direito tomado dos santistas, o de eleger diretamente seus prefeitos. Mas ele não voltaria ao cargo: morreu em 10 de novembro de 1982, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), a cinco dias de um retorno tido como certo à Assembleia Legislativa.

Sobre o autor – Rafael Motta (Santos, SP, 19 de dezembro de 1978) formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), em 2000. Trabalha desde os 14 anos na área de Comunicação, quando obteve seu primeiro emprego, sem registro, na Rádio Clube de Santos, em 1993. Atuou em outras emissoras de rádio, produções em vídeo para emissoras de TV locais, programas de vídeo pela internet e reportagem. Trabalha desde 2000 com jornalismo impresso, quando ingressou no jornal ‘Diário do Litoral’, e desde 2006 está no jornal ‘A Tribuna’, onde foi repórter, colunista político e é, atualmente, subeditor do caderno Local. Mantém o blog ‘Reexame’, onde comenta, sobretudo, assuntos políticos e socioeconômicos. Esporadicamente, colabora com o portal UOL Notícias em Santos. Desde novembro de 2015, apresenta o programa 'Entrelinhas', na rádio Santos FM. Em 2009, recebeu voto de congratulações da Câmara Municipal de Santos, proposto pela vereadora Telma de Souza, pela reportagem ‘O tempo que ainda não recuperamos’, alusiva aos 40 anos da cassação do mandato e dos direitos políticos do ex-prefeito eleito Esmeraldo Tarquínio.

Contato: rmotta.jor@gmail.com

Um comentário:

Carlinhos.dacosta disse...

Bom dia Rafael,quero um exemplar,meu cel 13 991185105 aguardo contato via rede social para adquiri-lo.