domingo, 6 de dezembro de 2009

S. F. C. (Seu Fim Chegou)

Jamais entenderei o comportamento boçal de cidadãos desocupados cujo esporte não é torcer por um time de futebol, mas usá-lo como justificativa para sua agressividade.

Se o meu candidato está prestes a perder uma eleição, não me adianta xingar os adversários nem bater neles: o resultado do pleito, irreversível, será o mesmo.

Mas a lógica não existe quando se trata de homens que, atordoados com o risco de perder privilégios e cheirando a cerveja e cachaça, agem como um bando de gorilas. Dizem que é por causa do Santos Futebol Clube (SFC).

São piores do que os gorilas: estes (li isso uma vez) batem no peito e urram ao ver um homem. Os homens da Torcida Jovem do Santos completam a ameaça e partem para o ataque ao que quer que vejam pela frente.

“Vai pra cima deles, Santos!”. Gritam isso nos estádios. Fora do campo, essa 'torcida' vai para cima é de mulheres, velhos, crianças. Vai armada com cadeiras e chutando barreiras de isolamento. Tem força física. Só não tem razão.

Mas o torcedor é irracional, alegam alguns. Pois apelo ao dicionário. Entre os sinônimos da irracionalidade, está a insensatez. Todos estamos sujeitos a ela. Outra coisa é a selvageria. Gente com cérebro desenvolvido pensa um pouco antes.

Só que, quando o 'torcedor' cheira a cerveja ou a cachaça, como estavam alguns dos baderneiros de sábado à noite, na Vila Belmiro, argumentar é bobagem. Aliás, não haveria por que permitir sua entrada num local cheio de pessoas desarmadas. Era o salão de um estádio de futebol, não uma praça de guerra.

Guerra. Fico pensando se aqueles desequilibrados seriam capazes de fazer o mesmo por um filho. Por um amigo em dificuldades. Por uma escola pública decente. Por um país menos injusto socialmente e menos corrupto.

E, quando penso um pouco mais, acho que não. É mais fácil encher a cara e gritar por alguém que não lhe dá a mínima do que tomar uma atitude. Esse alguém nem lhe responde, mas você gritou. Negócio mais louco, esse.

Assim chegou o fim de uma era. Sim, S. F. C. (seu fim chegou). E a jovem torcida envelheceu nestes últimos dez anos. Ou renova seu proceder ou hão de acabar, de algum jeito, com a irresponsabilidade de parte desse bando que bate sem ver.

5 comentários:

Ricardo Rutigliano Roque disse...

Os Peladeiros. Autor: Ricardo Rutigliano Roque. escritor Lourenço Mutarelli, autor do livro "Cheiro do Ralo", disse num ciclo de debates, intitulado: "Tarrafa Literária", acontecido no Teatro Guarany, quando o assunto era "Ficção, a Mentira Sem Culpas": o sintoma é a letra, o distúrbio é a arte, e a palavra é a terapia. Baseado nesta assertiva, perguntei quando o assunto mudou para "Futebol e Literatura, Paixão Nacional", dentro da mesa formada por Matthews Shirts e Xico Sá, mediada por Vladir Lemos, nesta segunda-feira - dia 07 de setembro: a crônica do escritor, na ginga de uma pelada de todos, mas, sem torcida? ou no jogo duro de futebol profissional, com seus torcedores violentos, numa cultura televisiva: do aqui agora "jornalístico"? Foi-me respondido: Pelada 1 X 0 Profissional. Reafirmo aquela máxima, agora dentro do futebol: o sintoma é a briga, o distúrbio é a violência, e a terapia? Será o jogo em si, quando todos poderão extravazar suas frustrações em cima daquele que também poderá igualmente fazê-lo, ao revidar dentro das regras do esporte? ou tentar um novo olhar feminino, em que todos supostamente se manteriam menos temerários, para permanecerem viáveis conquistadores da sua atenção, após o término do jogo masculino? Esta segunda hipótese, em condições ideais à esta reflexão, eu já presenciei. Uma jovem torcia por seu ídolo preferido: Roberto Carlos, num show no estádio de futebol, o Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, em Santos. Estava trajando um vestido curto, e ao levantar os braços em acenos ao seu ídolo, desde a arquibancada, deixava-se vislumbrar em suas roupas íntimas, cortejando "inadvertidamente" os que à ela juntavam-se: infelizmente foi abordada por uma verdadeira horda de perpetuação da espécie humana, que a rodeou na confluência das ruas Tiradentes com Princesa Isabel. Abrandou tal obsessão apenas ao ser alvejada com água jogada pelo comerciante do bar da mesma esquina. Ocorreu ali uma democracia enviesada, de domínio da maioria, porém sem respeito à minoria? A bem da verdade: "... o 'Journal Of Experimental Social Psychology' chegou à conclusão irrefutável de que os homens perdem a cabeça na presença da beleza feminina.' '... o mesmo estudo determinou que o cérebro masculino fica intacto na presença de um bagulho.' '... esse excesso de energia canalizado para uma só função provoca um déficit cerebral para as restantes e posteriores funções.' 'Só que contrário dos homens, as voluntárias não demonstraram nenhuma perda cerebral depois de um contato com a beleza masculina.' " (¹) Busca-se literalmente a pelada? Que a encontre então figuradamente na "pelada" de um jogo de futebol com todos em campo, sem torcida, todavia, sem repórteres, mas com cronistas para perpetuação da nossa cultura. (¹) COUTINHO, J.P.: FOLHA DE S.PAULO - p. E9, terça-feira, 08 de setembro de 2009.
ESCRITO em 09/09/2009 às 23h51 no blog: http://rutiglianoroque3.zip.net Programa de Saúde Ambiental do Trabalhador. Contradito Histórico e Ecológico. Ensaio. Ricardo Rutigliano Roque. OBSERVAÇÃO: esse ensaio é parte de um livro; para ler a obra completa - pretensamente a se tornar literária - clic aqui: http://rutiglianoroque3.zip.net .

Unknown disse...

Com toda certeza torcer por um time ,torcer por uma pessoa que tem um sonho e gostariamos muito de ver realizado, torcer para que uma pessoa fique curada de um problema sério de saúde, torcer para que os menos favorecidos consigão ser tratada com mais dignidade torcer por um time ou qualquer tipo de modalidade esportiva é muito valido, agora bancar o idiota no total significado da palavra, bancar o estupido perante tantas pessoas e orgãos de imprensa realemnte é um ABSURDO , o maior dip´loma de imbecilidade que um ser humando pode receber, se é que possivel dizer que são humanos, racionais, mais não osão "simplismente estupidos ao extremos" não respeitão ao outros nem a si mesmos totalmente descontrolados, pena que uma minoria que provoca atos de selvageria, consiga espaço na midia com tanta intensidade , deveriam sim ocupar um espaço muito pequeno dentro de jaulas, mais a bem da verdae chamar de animal seria ofensivo aos mais irracional dos animais, vergonha é o que temos de sentir aos ver e ouvir senas e palavras como as que foram ditas, por aquela minoria de selvagens, não tem a menor idéia do que quer dizer torcer por alguem por um sonho, por um time dos sonhos , torcer por um mundo cada vez melhor, torcer para ser no minimo um ser humano ,digno de ser respeitado como tal.

Alfredo Neto
um ser humano que não consegue mais ver e aceitar tantas barbaries

Luiz Otero disse...

Isso pode ter sido somente o começo de uma série de confusões. Mas sinceramente espero que tenha se encerrado com o término da apuração dos votos. Animais foi uma classificação muito leve para o que os trogloditas fizeram.

Romulo Mar@dei disse...

Sr. Rafael respeito sua opinião cai aqui por acaso mas você se equivoca em algumas partes, violências existem em todas as torcidas, não só na do Santos!E outra a torcida é formada por aproximadamente 10.000 integrantes claro que esse total não comparece toda vez nos jogos, mas é aproximadamente um número que frequenta e acompanha esta torcida, neste últimos atos de violência quantos integrantes tinha?Não generalize há pessoas de bem que frequentam essa torcida inclusive policiais militares, delegados, investigadores, empresários, pedreiros, seguranças, ofice boys, ou seja é um local onde todos se reúnem por uma só coisa o SANTOS FC, independente de cor,sexo, condição social, religião, espero que quando você se refere a renovar espero que seja politicamente falando já que essa torcida é formada por cerca de 70% por pessoas entre 15 e 30 anos.Lembro também que esta torcida tem diversos trabalhos socias como campanhas para doação de alimentos, agasalhos, aulas de futebol capoeira entre outros. Um abraço.

Anônimo disse...

Genial post and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.