terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Incompetência e lendas urbanas

'A Tribuna' noticia em manchete: um túnel ligará duas cidades.

Mais uma ligação no ES
Não, não é o jornal aqui de Santos. É 'A Tribuna' de Vitória (ES), cuja capa foi extraída da página Mídia Mundo (vale a pena passar por lá) e está reproduzida ao lado: Vitória e Vila Velha, municípios vizinhos, terão uma ligação seca cujo edital de licitação será lançado amanhã (22/12).

Uma obra de R$ 1 bilhão, pela qual motoristas poderão passar a partir do primeiro semestre de 2014 e que está completamente pronta em... 2040!

Mas dá para crer que o Governo capixaba cumprirá seus planos. Afinal, se construída, será a QUARTA ligação seca de uma cidade a outra.

Os administradores potiguares também são assim. Em resposta a um e-mail que lhe mandei quando viajei ao Ceará, no mês passado, o colega Luiz Fernando Yamashiro, que hoje mora em Natal (RN), contou haver duas pontes sobre um rio, chamado Potengi, "que também tem porto e, portanto, tráfego de navios".

Tem 151 metros. Acham pouco
E a ponte Santos-Guarujá não sai da maquete. É, talvez, a única obra que aumenta de tamanho sem ser construída. Deveria ter 70 metros de altura. Passou para 85, com anuência da Marinha. Nos Estados Unidos, li recentemente sobre uma ponte (Bayonne) que dá acesso ao Porto de Newark-Elizabeth, em Nova Jersey. Tem 151 metros de altura, considerada insuficiente para grandes navios de contêineres...

Até mesmo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), outra lenda urbana, está cambaleando. A obra e a graça mais recentes foram da Viação Piracicabana, atual operadora do transporte coletivo intermunicipal na Baixada Santista, que foi à Justiça para suspender a licitação do projeto.

Estamos cercados de incompetentes. O pior é que agem de má-fé, pois tudo isso é resultado de brigas partidárias internas de gente que quer o poder pelo poder.

Um comentário:

Jonathan disse...

É, Rafa, dávamos essas notícias há 7 anos, quando trabalhavamos no DL. Triste ver q nada evolui, só o custo das obras